Crie seus apps Android

Crie seus apps Android
Aprenda no site do MIT como criar APPS Android

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Uma ideia de empreendimento

Olá amigos. Hoje um texto mais técnico sobre uma ideia meio maluca que anda girando na minha mente...



Já trabalhei com suporte para todo tipo de usuários de tudo quanto foi tipo de equipamentos e serviços de TI. 
Um dos serviços que mais me davam dor de cabeça, eram os relacionados com contas de e-mails e serviços de espelhamento.

Ou melhor, com o uso errado que os usuários cabeças de bagre faziam com essas contas de e-mail usando essas contas das formas mais erradas possíveis, mas o que mais enchia o saco era:

*usar a conta de e-mail como uma espécie de serviço de backup de segurança: isso mesmo! Tem alguns retardados que usam contas de e-mail grátis do tipo gmail ou hotmail, ou até mesmo contas de domínios próprios  para guardar documentos digitalizados importantes e outros documentos



Como vocês devem saber, o serviço de contas de e-mail é exclusivo para comunicação ou seja, essas contas de e-mail grátis são apenas para a troca de mensagens e a responsabilidade de replicar ou realizar backups do conteúdo das mensagens das contas é exclusivamente de seu usuário, basta ler os termos de uso do hotmail, gmail ou demais empresas de hospedagem de sites, domínios e e-mail.  

Quando trabalhei com hospedagem de sites e serviços de e-mail era comum passar muito stress com gente idiota que guardava toda sua vida digital e documentos importantíssimos no conteúdo de suas contas de e-mail! Não faziam backups em seus computadores e nem utilizavam clientes de e-mail para baixar esses conteúdos e quando o servidor de e-mails ia pro saco pediam tudo e entravam em contato querendo recuperar seus preciosos dados: quando a gente esfregava na cara dos cabaços os termos de uso com a parte de que o backup e replicação dos dados eram responsabilidade deles só faltavam pular na gente querendo nos matar...



Outra porcaria que dava ataques dos nervos era quando algum retardado que usava um desses serviços grátis de espelhamento de arquivos do tipo Google Drive ou OneDrive usavam esses serviços também como se fossem ferramentas de backup! PQP! VTNC!

Esses serviços além de serem gratuitos, não garantem cópias de segurança e muito menos foram projetados para servirem como uma ferramenta segura de backup de informações! Era incrível o nível de ignorância dos usuários...

É comum os servidores desses serviços, principalmente os gratuitos darem pau, bugarem, perderem dados e informações e não existir o backup, logo, jamais devem ser usados para tal finalidade, entendam de uma vez: serviços como OneDrive e Google Drive apenas ESPELHAM seus arquivos numa espécie de "CLOUD" que na verdade não seria exatamente uma nuvem...

Pensando nisso, percebi que há uma necessidade muito grande dos usuários domésticos em ter um local seguro e confiável para guardar seus documentos e arquivos.

Existem empresas que fazem esse serviço mas em geral são cobradas taxas ou assinaturas muito altas e um usuário doméstico não está disposto a gastar tanto. E como não dá para confiar em serviços d estorage grátis ou OPEN SOURCE, quem não se lembra do serviço de armazenamento do UBUNTU que da noite para o dia deixou os usuários na mão...




Estive pensando em abrir uma empresa voltada para usuários domésticos, fornecer espaço de armazenamento limitado por assinatura mas garantir a segurança e integridade dos arquivos deles.

Ei! quer conversar com o nosso robo de chat? Converse com nosso amiguinho virtual:
BrainCrusher
Ele é o seu amiguinho! Converse com ele para que ele se desenvolva cada vez mais! 
ESTILO A CORTANA SQN!!! 

Estive pesquisando e com o crescente desenvolvimento da virtualização na nuvem, pensei na plataforma da Microsoft AZURE, mas para isso, mesmo assim  precisaria de uma estrutura física para criar um CPD que receberia os dados dos usuários e replicaria para a nuvem, um CPD virtual dentro do AZURE, o que pensam da ideia amigos técnicos? Seria viável? Seria possível?

Ou vocês pensam que seria melhor tentar investir num CPD físico próprio, com servers open source em máquina otimizadas e configuradas para um número limitado de assinantes e somente depois expandir para a nuvem se o negócio der certo?

Sei que os gastos serão altos pois será necessário toda a estrutura para o serviços funcionar com equipamentos bons e links poderosos, ar condicionado, segurança mas seria demais abrir uma empresa desse tipo aqui no coração da periferia e depois expandir para outro local! 

Enfim, o que pensam sobre minha ideia? Plataforma Azure paga em cartão de crédito internacional ou CPD físico com Open Source e link modesto? Comentem aê!

Att Gerson Rav     

   


8 comentários:

  1. Negócio bom é negócio simples e com demanda, seja qual for. Tecnologia exige investimento alto e tudo muda rápido... o que garante que esses serviços que você citou não se tornem mais seguros e viáveis pra backup storage da noite pro dia, matando seu negócio?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Gerson,

    Sem dúvida, Nuvem! Além da Microsoft, olhe a Amazon também, e tem uma outra empresa que esqueci (se lembrar posto aqui).

    Não valeria a pena já começar com uma infra pesada comprada, com a nuvem o serviço vai crescer conforme o uso.

    Só sou meio cético quanto a vender este tipo de plano: Por experiência própria, o usuário prefere buscar emails e servidores grátis do que pagar pra manter os dados seguros.

    Abraçao e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Gerson... não faz sentido nessa era cloud montar um servidor físico. A digitalocean, por exemplo, fornece armazenamento SSD para você plugar nas máquinas por $1 a cada 10 GB. Com $23 você sobe uma máquina simples com 100GB de espaço. Com menos e $50, vc espelha e faz master-slave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fala CPD entrega a idade...

      Excluir
  4. Usuario domestico se preocupa com segurança?

    ResponderExcluir
  5. Experiencia de usurário burro, usava email/drive ate 2 anos atras, migrei pro Evernote Premium e sou feliz. Tudo que tenho ta la. Acho que é foda competir com esses big players.

    E Parabéns pelo post Tetinha, gosto quando blogueiros da finasfere tratam desse tema. Corey viado sumiu! kkkk

    Abraço!

    Subzero

    ResponderExcluir
  6. Fala Gerson, infelizmente esse tipo de serviço acredito que não vira muito !! e vou explicar: Google Drive, OneDrive, DropBox, cumprem um bom papel, e ainda por cima são gratuitos !! além disso os 2 primeiros permite por exemplo que você crie documentos online, acredito que esse é o futuro !!! não só salvar, mas como usar a plataforma online para criar e editar documentos

    ResponderExcluir

Concorde ou discorde com o texto comente de forma racional, objetiva e ADULTA. Vou analisar seus comentários para barrar discursos de ódio, palavrões, haterismo e difamação pois esse não é o objetivo do blog. Obrigado por comentar! Garotas e mulheres são bem vindas e livres para comentar. Volte sempre! Somos amigos! Att Gerson Rav